Extração (Questionário)
1. Qual o princípio básico do processo de extração com solventes?
R: A técnica de extração envolve a separação de um composto, presente na forma de solução ou suspenso em determinado solvente, através da agitação com um segundo solvente, no qual o composto orgânico seja mais solúvel e que seja imiscível com o solvente que inicialmente contém a substância. Baseia-se no fato de que a solubilidade dos compostos varia em função do solvente.
2. Por que a água é geralmente usada como um dos solventes na extração líquido-líquido?
R: Porque a maioria dos compostos orgânica é imiscível em água e porque ela dissolve compostos iônicos ou altamente polares.
3. Quais as características de um bom solvente para que possa ser usado na extração de um composto orgânico em uma solução aquosa?
R: O solvente tem de ser insolúvel em água, ocorrendo à formação de duas fases distintas. A seleção do solvente dependerá também da solubilidade da substância a ser extraída e da facilidade com que o solvente possa ser separado do soluto.
Os solventes mais comuns que são compatíveis com a água na extração de compostos orgânicos são: éter etílico, benzeno, clorofórmio, tetracloreto de carbono.
4. Qual fase (superior ou inferior) será a orgânica se uma solução aquosa for tratada com: a) éter etílico b) clorofórmio c) acetona d) n-hexano e) benzeno
R: Qual fase (superior ou inferior) será a orgânica se uma solução aquosa for tratada com:
a) Éter etílico – fase superior
b) Clorofórmio – fase inferior
c) Acetona – fase superior
d) n-hexano – fase superior
e) benzeno – fase superior
5. Pode-se usar etanol para extrair uma substância que se encontra dissolvida em água? Justifique sua resposta.
R: Não, o etanol e a água são miscíveis, ou seja, misturam-se, não formando as duas fases distintas. O processo de extração com solventes exige dois solventes imiscíveis ou pouco miscíveis.