Extração por Arraste a Vapor do Óleo de Cravo
Melanieh Corrêa Marques Monteiro
Farmácia 2º semestre
2013
INTRODUÇÃO
Os perfumes, essências, são produtos que movimentam muito dinheiro no mundo. Eles possuem história e desenvolvimento concomitantemente ligado ao da indústria química. Esta prática surgiu, provavelmente, do desenvolvimento de outras atividades, como a queima de plantas para produzir o fogo, a extração de óleos e resinas com fins medicinais e o uso de essências em mumificações e cultos religiosos.
As essências ou aromas das plantas, são utilizados em perfumes, incensos, temperos ou flavorizantes de alimentos. Isso devem-se principalmente aos óleos essenciais. Esses compostos são, muitas vezes, conhecidos por sua ação antibacteriana e antifúngica. Alguns também são usados na medicina, como a cânfora e o eucalipto. O cravo é usado como anestésico local, fabricação de cremes dentais, perfumaria, anti-séptico, dentre outros.
Os óleos essenciais são compostos por uma mistura complexa de hidrocarbonetos, álcoois e compostos carbonílicos. Estas substâncias possuem alto ponto de ebulição e podem ser isoladas através da destilação por arraste a vapor. Este tipo de destilação é o processo mais usado para extrair as essências.
A destilação por arraste de vapor é uma destilação de misturas imiscíveis de compostos orgânicos e água (vapor). Misturas imiscíveis não se comportam como soluções. Os componentes de uma mistura imiscível começam a "ferver" em temperaturas menores do que os pontos de ebulição dos componentes individuais. Assim, uma mistura de compostos de alto ponto de ebulição e água pode ser destilada à temperatura menor que 100°C, que é o ponto de ebulição da água.
Existem vários métodos de extração de óleos essenciais. O método de extração mais adequado dependerá da matéria prima (folha, flor, fruto, semente, casca, cerne raiz). Dentre os métodos de extração de óleos essenciais, o mais usado é o da