EXTRAÇÃO LÍQUIDO-LÍQUIDO COM SOLVENTES ATIVOS
A extração de materiais sólidos com solventes ainda é muito usada. As técnicas mais simples são a agitação da mistura solido-liquido, seguida por filtração ou por centrifugação, e o uso de aparelhagens de extração continua, como o aparelho de Soxhlet.
A extração de analitos de uma fase liquida para outra, a extração liquido-liquido, é provavelmente a técnica mais amplamente empregada nas separações em grande escala com quantidades apreciáveis de analito envolvido.
A extração liquido-liquido envolve a partição do analito entre duas fases liquidas e miscíveis, normalmente por agitação em um funil de separação. Em muitos casos, uma das fases é água pura ou uma solução-tampão e a outra fase é um solvente orgânico. Os analitos podem estar inicialmente em qualquer uma das duas fases.
A seletividade da separação e sua eficiência assim como outros fatores, são controladas pela escolha das duas fases.
Dois líquidos insolúveis num funil de separação formarão camadas, um liquido flutua em cima do outro. O composto desejado é extraído de uma para outra, ou as impurezas que não são desejáveis serão lavadas de uma camada para outra.
Quando misturarmos, os dois líquidos formam duas camadas, um dos líquidos flutuara em cima do outro. Um exemplo é o éter e água, o éter é levemente solúvel em água, quando éter e água são misturados, parte de éter é dissolvido, mas a maior parte do éter simplesmente flutua em cima da água.
2. Objetivo
Fazer a extração de liquido-liquido com solventes ativos 2-naftol, p-Nitroanilina e naftaleno.
3. Materiais e métodos
Pesou- se 1,0008g de p-nitroanilina, 1,0008g de naftaleno e 1,005g de 2-naftol, colocando cada substancia em um erlenmeyer vazio separadamente.
Dissolveu-se as substancias com 100 ml de éter etílico, transferindo- as para um funil de separação, onde foi extraído com soluções aquosas, mantendo a solução etérea no funil.
1º- Extraiu-se com NaOH 30% (3x) usando porções de 30 - 50 ml, combinando