extração do dna
De
Genética
Faculdade Mauricio de Nassau
Assunto : Extração de DNA
Grupo : Anielle Christine, Joana Vitória
Turma: 40912MB
Curso: Fisioterapia
Período: 1º
Professor(a): Adriana Paula
Introdução
DNA é a abreviação para ácido desoxirribonucleico, um composto orgânico que contém introduções genéticas, que permitem o desenvolvimento dos seres vivos. A molécula de DNA é formada a partir de duas filas enroladas em forma de hélice, sendo denominada de dupla hélice. O DNA é feito a partir de quatro partes estruturais básicas, chamados de nucleotídeos. Esses nucleotídeos são formados por um açúcar chamados de desoxirribose, que se ligado a um grupo fosfato, mais uma base, podendo ser: Adenina (A), Citosina (C), Guanina (G) e Timina(T). As informações genéticas dos seres vivos estão codificadas, nas sequências de nucleotídeos, que compõe a dupla hélice. As duas cadeias contorcidas que formam a dupla hélice, são mantidas através de interações químicas, do tipo ligação de hidrogênio. Os segmentos de DNA que possuem as informações genéticas são chamados de genes, a outra parte da sequência de tem uma importância estrutural. Cada indivíduo tem um DNA exclusivo, com exceção dos gêmeos univitelinos, os humanos possuem duas formas de genes, uma parte que vem na mãe e outra do pai.
O DNA é muito importante para os humanos, pois é ele fornece informações necessárias para as células se reproduzirem e ele também é responsável por determinar a aparência das pessoas. O DNA também é importante, pois através do genes contidos no DNA, podes se descobrir doenças genéticas, passadas hereditariamente. A molécula de DNA também é importante para pesquisadores determinarem o papel que os genes exercem em algumas doenças.
A prática com o DNA é muito importante, principalmente na área de saúde, pois ajuda a conhecer melhor, as doenças hereditárias, e também ajuda, a entender melhor a cura para doenças como a diabetes e o câncer.
Objetivos