Extração do ADN de um kiwi
Extração do DNA do Kiwi
Mariana Pinto, nº20
Nadine Neves, nº25
Patrícia Costa, nº26
Ruben Lopes, nº28
Biologia, Profª Fátima Carvalho
Objetivos
O objetivo é compreender e observar as técnicas e o processo que estão envolvidos na extração do DNA, neste caso, do kiwi.
Introdução
O DNA é a molécula que contém informação para a organização e o funcionamento da célula. Localiza-se no núcleo. O DNA é um ácido nucleico constituído por monómeros denominados nucleótidos. Os nucleótidos são constituídos por uma pentose (desoxirribose), bases azotadas complementares e um grupo fosfato.
Os nucleótidos ligam-se entre si formando cadeias polinucleotídicas. A estas ligações chamamos ligações fosfodiéster, que envolvem o carbono 3 e o carbono 5. As cadeias apresentam-se orientadas em sentidos opostos, isto é, são antiparalelas o que facilita a complementaridade de bases.
No DNA, as cadeias polinucleotídicas ligam-se através de pontes de hidrogénio entre as bases complementares de cadeias opostas (a adenina estabelece ligação com a timina e a citosina estabelece ligações com a guanina).
O RNA é um acido nucleico que é constituído por uma pentose (ribose), bases azotadas e um grupo fosfato. Localiza-se no núcleo e no citoplasma e apresenta uma cadeia simples.
Os seres eucariontes como os animais, as plantas e os fungos têm o seu DNA dentro do núcleo, enquanto que os procariontes como as bactérias têm-no disperso na membrana plasmática.
O DNA é uma molécula muito grande que se encontra densamente compactada. Esta molécula está associada a proteínas, formando a cromatina. Em determinados momentos da vida das células, nomeadamente, na divisão celular, a cromatina sofre uma forte condensação. Neste momento é possível visualizar que ela é composta por cromossomas.
Material
Kiwi;
Sal de cozinha;
Água destilada;
Álcool comercial a 96 graus°;
Pacote de 250 mL de sumo de ananás;
Detergente líquido para a louça