Extração de óleos essenciais por destilação com arraste de vapor
1 – OBJETIVOS
● Extrair essências de plantas;
● Observar aromas e testar a sua solubilidade;
● Executar técnicas comuns em laboratório.
2 – FUNDAMENTOS TEÓRICOS
O homem busca extrair da natureza aquilo que poderá ser-lhe útil. Dentre esses inúmeros compostos que retira de componentes naturais, estão àqueles provenientes de plantas, em forma de óleos, até então chamados de óleos essenciais.
Os óleos essenciais são definidos como compostos voláteis originados pelas plantas e possuem como principais características o cheiro e o sabor. A estrutura química desses compostos é constituída pelos elementos carbono, oxigênio e hidrogênio, no entanto sua classificação química é mais complexa, visto que, por serem formados por uma mistura de diversas moléculas orgânicas, tais como: hidrocarbonetos, ácidos carboxílicos, acetatos alcoóis, ésteres, aldeídos, cetonas, fenóis entre outras. Os óleos essenciais normalmente são produzidos através de estruturas secretoras especializadas que podem estar localizadas em uma parte específica da planta ou até mesmo em toda planta.
Dentre as inúmeras fontes de extração de óleos essenciais,
Existem inúmeros métodos de extração de óleos essenciais, o mais utilizado é o de destilação onde há um contato entre uma fase liquida e outra vapor, havendo transferência simultânea da massa entre as fases (da gasosa para liquida por condensação e da liquida para a de vapor por vaporização) e de calor. Resultando em um aumento de concentração na fase de vapor do componente mais volátil e um aumento da concentração do componente menos volátil na fase líquida.
Para a extração do eugenol um dos métodos mais adequados é a destilação por arrastamento de vapor, por método de hidrodestilação, usado na realização do presente experimento. A extração fundamenta-se no fato de que as substâncias orgânicas são, em geral, solúveis em solventes orgânicos e muito pouco solúveis em