EXTRAÇÃO DE AMOSTRA INDEFORMADA DOS ÍNDICES FÍSICOS
915 palavras
4 páginas
RESUMOO objetivo principal desta experiência foi de obter amostras de solo para ensaios de compactação, limites de consistência, determinação da massa específica dos grãos e análise granulométrica.
Todos os ensaios foram feitos em laboratório, com supervisão do professor Mário Vitor.
METODOLOGIA E MATERIAIS UTILIZADOS
Os materiais utilizados nesse experimento foram:
Bandejas;
Espátula;
Almofariz;
Peneiras: #4, #10 e #40;
Balança com precisão 0,01g;
Cápsula;
Frigideira;
Álcool;
Isqueiro;
Aparelho Speedy;
Mão de gral.
Primeiramente, em campo, recolheu-se uma amostra de 8 kg de solo para ser usada em laboratório. Após isso, quarteou-se a amostra em uma bandeja. A partir das partes separadas pesaram-se duas amostras aleatórias. Peneirou a amostra pesada em peneira #4 e com o solo retido foi levado para o almofariz e com o auxílio da mão de gral mexeu o solo em movimentos circulares e após alguns minutos fazendo esse processo, peneirou-se novamente na peneira #4 e assim repetindo o processo quantas vezes necessárias. Do solo peneirado, retirou-se uma pequena quantidade e foi colocado em uma cápsula cujo peso é 14,9 g. O solo retido da peneira #4, mesmo após ter processado no almofariz várias vezes, foi lavado na peneira #4 e colocado em uma cápsula deixando-o reservado por alguns dias até secar naturalmente. O restante do solo peneirado ficou reservado para amostra de compactação.
As outras duas partes restantes da amostra de solo de 8 Kg foram colocadas em outra bandeja e separadas em quatro partes, duas partes aleatórias descartaram-se. O restante foi pesado e peneirado em uma peneira #10 quantas vezes fossem necessárias. Do material peneirado foi colocada uma pequena amostra em uma cápsula. Já o que foi retido pela peneira foi lavado na mesma.
O solo reservado para a compactação, novamente foi separado em quatro partes, duas partes foram peneiradas na peneira #40, 250 g do solo peneirado ficou como amostra para limites de consistência e o