extraçao do acetilsalicilico
O objetivo deste trabalho é obter a Aspirina (Ácido Acetilsalicílico), que é um cristal de cor branca, a partir do Ácido Salicílico e do Anidrido Acético. . O processo de síntese consiste em tratar o ácido salicílico com anidrido acético, em presença de um pouco de ácido sulfúrico, que atua como catalisador.
Serão empregadas várias técnicas, como aquecimento em banho-maria, banho-frio, filtração a vácuo e filtração simples, visando-se obter a cristalização completa. Logo mais, a purificação da aspirina será obtida por recristalização( a dissolução da substancia impura com o carvão ativo na chapa aquecedora a uma temperatura próxima do ponto de ebulição do solvente. Logo após, filtração a quente da solução de modo a eliminar qualquer material insolúvel, resfriamento do filtrado, separação se cristais formados e a secagem do material).
Os cristais de ácido acetilsalicílico serão separados por filtração simples, podendo-se assim, obter o ponto de fusão e o cálculo de rendimento do processo.
O ácido salicílico (ácido o-hidroxibenzóico) é uma molécula bifuncional, podendo sofrer dois tipos de esterificação. Na presença de anidrido acético forma-se a aspirina , equanto que na presença de um excesso de metanol o produto obtido é o salicilato de metila (Óleo de Wintergreen).
Aspirina é um fármaco do grupo dos Anti-inflamatórios não-esteroides (AINE) e também um antiplaquetar, utilizado como anti-inflamatório, antipirético, analgésico e inibidor da agregação das plaquetas sangüíneas.Aspirina em alguns países é ainda nome comercial registrado, propriedade da farmacêutica Bayer para o composto ácido acetilsalicílico. No entanto é igualmente reconhecido como nome genérico do princípio ativo, e é por esse nome que é habitualmente referida na literatura farmacológica e médica. É o medicamento mais conhecido e consumido em todo o mundo.
Conclusão
Conclui-se que a reação entre o sulfato de salicílico e o anidrido acético, obtém-se ácido acetilsalicílico