extrategia de mercado
No conceito para negócios (especificamente) há o poder de barganha dos compradores (no caso os clientes) e o poder de barganha dos fornecedores.
Os compradores têm o poder de decidir sobre os atributos objetivos e subjetivos de produtos e serviços como qualidade, preço, aderência, prazo, atendimento, relacionamento, entre outras questões. Importantíssimo também o posicionamento da empresa compradora e da sua marca no mercado que podem ser tão representativos que qualquer fornecedor motiva-se e encanta-se com a possibilidade de que este cliente faça parte de sua carteira de clientes.
Quanto aos fornecedores, estes têm o poder que se refere ao fornecimento de produtos e serviços considerando que o setor em que atuam é dominado por poucas empresas; que os seus produtos e serviços são diferenciados ou exclusivos; são cientes de que a troca deles (o fornecedor) por outro (pelo cliente) acarretaria altos custos e se torna inviável. A considerar outros aspectos como a representatividade de faturamento do negócio “em vista” com o comprador para este fornecedor: se for baixa, não será considerada necessariamente prioritária, ficando pouco atrativa.
Após perceber a influência que o mercado, concorrentes, produtos e fornecedores podem exercer sobre seu negócio, observamos que o cliente possui o poder de influenciar o mercado, através da procura por produtos ou serviços de melhor qualidade, bem como por preços mais competitivos. Observando o nosso comportamento como consumidor: pesquisamos preços, fazemos orçamentos em diferentes lugares, comparamos qualidade, atendimento, pós-venda queremos sempre o melhor pelo menor preço, e assim buscamos negociar, barganhar com as empresas que oferecem aquilo que precisamos. Desse modo, percebemos que o cliente possui sim uma grande influência nas empresas que busca contratar. É através desse comportamento, de negociar que acaba por acirrar a competição entre concorrentes: acaba “forçando”