extraclasse
DOCENTE NA REDE PÚBLICA DE SÃO PAULO:
CONDICIONANTES EXTRACLASSE
On teaching in the public school network of São Paulo: out-of-class conditionings
Cristhiane Falchetti
Bacharel/Licenciada em Ciências Sociais (Unicamp)
Bacharel em Adm. Pública (Unesp)
Mestra em Sociologia (Unesp) cris_f01@hotmail.com Raphael Silveiras
Bacharel/Licenciado em Ciências Sociais (Unicamp)
Mestrando em Sociologia (Unicamp) rapha.phh@hotmail.com Resumo Este ensaio traz uma reflexão sobre o trabalho docente e as condições de ensino/ aprendizado existentes na escola, considerando a influência dos fatores externos à sala de aula, tais como a situação socioeconômica dos alunos, as relações de trabalho na educação pública e a política educacional paulista. Nossas observações foram feitas na E. E. Profa.
Castinauta, com a utilização de entrevistas com professores e funcionários, questionários com os alunos e estágio durante o período letivo de 2011. A pesquisa também buscou apoio em dados estatísticos e na literatura que versa sobre o tema. As considerações feitas apontam a presença dos processos de flexibilização e precarização das relações de trabalho na rede pública de ensino. Destaca-se, ainda, a função estruturante dos fatores externos à sala de aula no processo de ensino/aprendizado e como eles são negligenciados pelo projeto educacional paulista, gerando uma avaliação parcial da educação, na qual toda a responsabilidade pelo desempenho escolar recai sobre os professores, alunos e a equipe escolar.
Com isso, o Estado reduz sua atuação a estratégias de gestão e exime-se de sua responsabilidade na garantia de uma estrutura educacional pública adequada para o ensino de qualidade, figurando a escola um elemento de controle social na manutenção da ordem instituída.
Palavras-chave política educacional, escola pública, trabalho docente, sistema de avaliação, condicionantes extraclasse.
Abstract This essay reflects on the teaching work