Extra O Com Reagente Reativo Resumo
Extração é usada para separar um ou mais componentes de uma mistura, semelhante a destilação e recristalização.
Raramente fornece um produto puro, recristalização ou destilação podem ser necessárias para purificar um produto bruto extraído de uma mistura, se baseia no princípio que um determinado soluto se distribui de modo equilibrado entre duas fases imiscíveis sendo uma delas o liquido.
Soluto se divide entre as duas fases imiscíveis em uma razão determinada pela solubilidade relativa do soluto em cada fase.
Exemplo em um sistema dois líquidos imiscíveis onde um é agua é outro orgânico, um soluto orgânico será encontrado principalmente na camada orgânica enquanto um sal será encontrado na camada aquosa quando o equilíbrio for atingido.
Aplicações da extração:
Remover um composto orgânico de uma solução quando n é possível a destilação
Lavar uma solução de um soluto orgânico em um solvente orgânico para retirar as impurezas orgânicas.
Em qualquer um dos casos a extração é feita agitando-se uma solução em funil de separação com um solvente que seja imiscível com esse em que a substancia desejada esta dissolvida e no qual a substancia desejada seja mais solúvel.
Duas camadas liquidas se formam e podem ser separadas uma das outras drenando-se a camada inferior através do funil de separação.
Para se extrair uma substancia aquosa o solvente deve ser:
Imiscível em água
Ser um melhor solvente para a substância que vc deseja extrair do que água
Ser atóxico, ou baixa toxicidade
Não reagir com a substância
Solventes indicados para extrair soluções aquosas alguns:
Éter dietilico
Diclorometano
Clorofórmio
Tetraclorometano
Pentano
Hexano
Octano
Benzeno
Tolueno
Éter de petróleo
Ligroina
Desses líquidos o melhor para extrair solutos orgânicos é o éter dietilico, é quimicamente mais estável e ponto de ebulição baixo e solvente excelente para a maioria dos compostos orgânicos, entretanto é inflamável
Outro bom