Extinção
“Animais em via de extinção”
Extinção:
A extinção em Biologia : trata-se do desaparecimento total de uma espécie, subespécie ou grupo de espécies. O momento da extinção é geralmente considerado como sendo a morte do último indivíduo da espécie. Em espécies com reprodução sexuada, a extinção é geralmente inevitável quando há apenas um indivíduo da espécie, ou apenas indivíduos de um mesmo sexo.
A extinção não é um evento “estranho” no tempo geológico - espécies são criadas pela mistura de espécies e desaparecem pela extinção.
Situação Mundial
Cientistas do Plano das Nações Unidas para o Meio Ambiente calculam que existam entre 10 e 100 milhões de espécies de seres vivos no planeta.
Hoje, somente 1,4 milhões são conhecidos e 25% estão ameaçados de extinção. Todo dia, no mundo inteiro, desaparecem quase trezentas espécies de animais e vegetais devido à destruição de seus habitats.
Quais os animais que estão em vias de EXTINÇÃO ?
No continente africano:
Este será o continente que estará mais associado à natureza selvagem. A captura de animais para servirem como “animadores” de circos e a caça intensiva tem vindo a destruir muitos habitats deste continente e só por uma razão: DINHEIRO!
Chimpanzé
Gorila das montanhas
Leão
Rinoceronte negro
A IUCN (União Internacional para a Conservação) declarou oficialmente o Rinoceronte
Negro
da
África
Ocidental EXTINTO, ou seja, não existe mais nenhum individuo dessa espécie. O Rinoceronte Negro foi declarado extinto pela caça ilegal da espécie e também a destruição de seu habitat natural. Animais em vias de extinção na Ásia:
Panda Gigante
Leopardo das Neves
Panda Vermelho
Rinoceronte de Java
Tigre
No continente americano:
No
No continente continente americano americano podemos podemos encontrar encontrar aa floresta floresta Amazónica.
Amazónica. A
A ela ela associamos associamos sempre
sempre