extinção de reforçamento continuo
ANALISE EXPERIMENTAL DO COMPORTAMENTO II
MARIANA SANTOS CORREIA
ARIQUEMES – RO
2014
INTRODUÇÃO
Na disciplina de Analise Experimental do Comportamento I vimos na teoria o que era Extinção de Reforçamento Continuo, Reforçamento Intermitente (Razão Fixa), e Reforçamento Intermitente (Razão Variavel). Após esses estudos teóricos entramos na disciplina de Analise Experimental do Comportamento II, onde tivemos contato com o programa Sniff-Pró na versão 2.0 como ferramenta para desenvolver na pratica tudo o que nos foi passado na teoria, podendo assim observar as variáveis e as frequências de respostas através da pratica de exercícios que nos foi proposto. Sendo assim este relatório, trará de formar simplificada o que conseguimos aprender nas duas disciplinas, especificamente na de AEC II.
TREINOS DO SNIFFY.
EXTINÇÕES DE REFORÇAMENTO CONTINUO.
Segundo MYERS 2006, extinção e a onde há uma diminuição da frequência de um comportamento ao remover o reforço que produziu uma resposta, ou seja, o comportamento não e mais reforçado ocasionando a redução da frequência da resposta. Porém, mesmo com a extinção, ainda há a probabilidade de o comportamento ser repetido no futuro. Dessa forma entendo que a extinção e a suspensão do reforço de um comportamento, ela não pune o comportamento, seu reforço a apenas suspendido.
Em um primeiro momento fizemos o exercício de Reforçamento Contínuo, da seguinte maneira, toda vez que o rato pressionava a barra eu e a minha parceira liberávamos uma pelota de carne, reforçando assim seu comportamento. Para que conseguíssemos suspender este comportamento fizemos o contrário, toda vez que o rato pressionava a barra, nós não liberávamos mais a pelota de carne. Fizemos isso, 15 vezes com intervalo de 1 minuto, e obtivemos os seguintes resultados:
Quantidade de vezes que o rato pressionou a barra
1°
29 vezes
2°
8 vezes
3°
13 vezes
4°
16