Extintores a base de Agua
Extintor de Água e Forma de Uso
É o agente mais abundante na natureza. Age principalmente por resfriamento, devido a sua propriedade de absorver grande quantidade de calor. Atua também por abafamento ( dependendo da forma como é aplicada, neblina, jato contínuo, etc. ) A água é o agente extintor mais empregado, em virtude do seu baixo custo e da facilidade de obtenção. Em razão da existência de sais minerais em sua composição química, a água conduz eletricidade e seu usuário, em presença de materiais energizados, pode sofrer choque elétrico. Quando utilizada em combate a fogo em líquidos inflamáveis, há risco de ocorrer transbordamento do líquido que está queimando, aumentando, assim, a área do incêndio.
A água age por resfriamento e abafamento, dependendo da maneira como é aplicada.
Incêndio envolvendo Combustíveis Sólidos Comuns, como papel, madeira, pano, borracha. É caracterizado pelas cinzas e brasas que deixam como resíduos e por queimar em razão do seu volume, isto é, a queima se dá na superfície e em profundidade.
Necessita de resfriamento para sua extinção, isto é, do uso da água ou soluções que a contenham em grande porcentagem, a fim de reduzir a temperatura do material em combustão, abaixo do seu ponto de ignição.
O emprego de pós-químicos irá apenas retardar a combustão, não agindo na queima em profundidade.
Métodos de Uso
1. - Resfriamento - Incêndios que envolvam líquidos em chamas, somente poderão ser extintos pelo método do resfriamento. Ex: Absorve a temperatura do fogo, o que irá promover a extinção total do incêndio.
2. - Abafamento - Quando o vapor é gerado em volume suficiente, o ar poderá ser deslocado e o fogo poderá ser extinto.
3. - Diluição e emulsionamento - O fogo em materiais inflamáveis, que são solúveis em água, poderá ser extinto por este processo que, no entanto, é pouco utilizado.
Nunca deve ser empregada em:
1. - Fogos de classe B, salvo quando pulverizada sob a forma de