Extintor de Espuma Qu mica
Espuma Química?
Extintor de Espuma Química/Mecânica
NR - Norma Regulamentadora
Fabricados de acordo com a norma ABNT NBR 15808 e
15809, os extintores tipo espuma mecânica são indicados para combater incêndios da classe A
(combustíveis sólidos tipo papel, madeira, tecidos, etc.) e classe B (líquidos inflamáveis).
A característica de umectação da espuma torna esse extintor eficiente no combate a princípios de incêndio classe A, também sendo indicado para a proteção de áreas com possibilidade de derramamento de líquidos inflamáveis (Classe B).
Extintor de Espuma Química:
Conhecendo o Extintor
Selos e Etiquetas do Extintor
Anel
Todo Extintor deve Ter
• A logomarca do Inmetro;
• O número de série do selo;
• A identificação do fabricante;
• O número de licença do fabricante;
Inspeção Técnica
O extintor de incêndio deve passar por exames periódicos, realizados por empresa registrada junto ao Inmetro. Esse procedimento não requer a desmontagem do extintor, podendo ser realizada no local. A finalidade é verificar se o mesmo permanece em condições de operação, no que diz respeito aos seus aspectos externos, servindo também para definir o nível de manutenção a ser executado, caso necessário.
Manutenção
A manutenção é um serviço de caráter preventivo e/ou corretivo, obrigatoriamente realizado por empresa registrada junto ao Inmetro. Essa manutenção é realizada em 3 níveis:
• Manutenção de 1º Nível - Corretiva, geralmente efetuada na inspeção técnica e geralmente no local onde o extintor está instalado, não sendo necessária a sua remoção para a empresa registrada e que necessite apenas de limpeza, reaperto e ou substituição de componentes não submetidos à pressão, colocação do quadro de instruções, quando necessário, nos termos da legislação;
• Manutenção de 2º Nível - Preventivo e corretivo, requer execução de serviços na empresa registrada. Requer a desmontagem completa do extintor, limpeza de todos os componentes, inspeção das roscas