EXTIN O DA RESPOSTA DE PRESS O BARRA
NOME
NOME INSTITUIÇÃO
Análise Experimental do Comportamento II
Relatório n.4
Setembro/2014
Turma A
EXTINÇÃO DA RESPOSTA DE PRESSÃO Á BARRA
NOME
NOME INSTITUIÇÃO
O objetivo do relatório é descrever o experimento realizado de extinção da resposta de pressão a barra, é um procedimento que suspende o reforço.
Segundo Bock, Teixeira e Furtado (2009) o estudo que ficou conhecido como Behaviorismo Radical, termo determinado pelo próprio Skinner, em 1945, para designar uma filosofia da Ciência do Comportamento por meio da análise experimental do comportamento. A base para esta corrente está na formulação do comportamento operante. Ainda segundos os autores, Skinner acreditava no comportamento operante como sendo o melhor representante da situação típica de aprendizagem. Na maioria das vezes, o comportamento é o tipo operante, portanto, a melhor abordagem científica para seu estudo são os processos de condicionamento e extinção.
Tais condicionamentos são impostos e são realizados por etapas, para que o sujeito aprenda o comportamento alvo. Pode ocorrer do comportamento alvo, estar vinculada a outra contingência de comportamento e assim se fazer necessário a extinção de tal comportamento indesejado. Dependendo do experimento, o comportamento alvo quando obtido poderá ser extinto.
Segundo Bock, Teixeira e Furtado (p.63 2009): “O comportamento operante refere-se á interação sujeito-ambiente. Nessa interação, chama-se de relação funcional a relação entre ação e individuo e as consequências”.
Segundo Keller, 1973 p.61 citado por Bock, Teixeira e Furtado, o comportamento operante: “Inclui todos os movimentos de um organismo dos quais se pode dizer que, em algum momento, têm efeito sobre ou fazem o mundo em redor. O comportamento operante opera sobre o mundo, por assim dizer, quer direta, quer indiretamente”.
O comportamento Operante abrange um leque de atividades humanas, e faz parte desse comportamento