extenção do dna
Nome: Talita Baitz da Silva nº 26
Data: 07 de outubro de 2013 8ª serie “A”
Prof.ª: Graça
Objetivo: Extração do DNA do morangos
Material: Morango, saco plástico, tubo de ensaio, filtro, detergente, sal, álcool gelado, bastão e água morna.
Procedimentos: Colocam-se 4 morangos sem as sépalas no saco plástico, umas 5 gotas de detergente, 1 pintada de sal e água morna. Macera-se tudo e filtra-se.
Coloca-se sobre o filtrado o mundo volume de álcool com cuidado para que forme uma fase. Aguarde o DNA passar para o álcool.
Como uma haste “pescar” o DNA
Conclusão:
Onde se encontra o DNA na célula? Cerca de 99% do DNA encontra-se no núcleo da célula o restante encontra-se em locais específicos como exemplo, nas organelas (Mitocôndria e os cloro platôs possuem o seu próprio DNA)
Sobre a função dos reagentes usados na experiência?
Sal: A adição do sal (NaCi) no inicio da experiência proporciona ao DNA um ambiente favorável. O sal contribui com ícones, positivos e negativos. Os positivos neutralizam a carga negativa do DNA, e os negativos com as histonas, permitindo que o complexo, DNA histonas não se repila mais então se enrodela.
Detergente: O detergente afeta a permeabilidade das membranas, que são contribuídas, em partes, por lipídios. Com a ruptura das membranas os conteúdos células, incluindo as proteínas e o DNA, são liberado e depressor na solução.
Álcool: O DNA não se dissolve no álcool. Como insultador, o DNA precipita-se.
Como se sabe que os filamentos são moléculas de DNA ? Por que a partir de estados dos propriedades químicas, dos filamentos sabe-se que estes tem as mesmas propriedades das moléculas do DNA