Exsicata boldo jardim
EXSICATA
Controle de qualidade
Boldo Jardim
Nome vulgar: Boldo
Nome científico: Plectranthus barbatus Andrews
Sinonímia vulgar: Falso boldo, boldo brasileiro Alumã, boldo, boldo-chileno, boldo de jardim, boldo do Brasil, boldo do Chile, boldo-falso, boldo-nacional, boldo-silvestre, erva-cidreira, falso-boldo, hortelã-gorda, hortelã-graúda, hortelã-homem, malva-amarga, malva-santa, sete dores, sete sangrias, tapete de oxalá.
Sinonímia cientifica: Coleus barbatus (Andrews) Benth
Família: Labiatae (Lamiaceae).
Parte utilizada (Farmacógeno): Folhas
Origem: O boldo comum no Brasil é um arbusto de origem africana, para o trabalho especifico foi colhida em Guarulhos na Rua José Nilson Ferrent nº 66 no Jardim Santa Lidia.
Analise Microscópica
A análise microscópica dos produtos a base de boldo jardim é observadas pêlos epidérmicos na face adaxial e as glândulas oleíferas de grande volume e forma de globo,é uma planta herbácea perene que apresenta folhas pilosas, isto é, coberta de pequenos pêlos que dão um aspecto aveludado. As flores pequenas nascem em espigas, na ponta dos ramos, em tons que vão do azul ao violeta. O boldo comum no Brasil é um arbusto de origem africana, que atinge de 1 a 2 metros de altura e produz flores azuladas. As folhas do boldo são intensamente aromáticas e de sabor picante. Desprendem um perfume semelhante ao da hortelã e da melissa. Tem formato oval e são cobertas de pêlos salientes, desagradáveis ao tato. As partes utilizadas são as folhas para fazer chá.
Análise Macroscópica
Planta herbácea ou subarbustiva, aromática, perene, erecta quando jovem e decumbente após 1-2 anos, pouco ramificada, de até 1,5 de altura. Folhas opostas, simples, ovalada de bordos denteadas, pilosas, medindo 5 a 8 cm de comprimento e de sabor muito amargo, flexíveis mesmo quando secas, sendo suculentas quando frescas. Produz flores azuis, dispostas em inflorescências racemosas apicais.
Fitoquímica
Óleo