Exrcicios sobre Evolução da Psicologia

997 palavras 4 páginas
FACULDADES DOCTUM – UNIDADE SERRA
CURSO PSICOLOGIA
INTRODUÇÃO A PSICOLOGIA – ATIVIDADE – 03 - SEGUNDA ETAPA DE NOTAS
Prof. Eduardo Miranda mirandapsi@gmail.com

TEXTO BASE:
BOCK, A.M.B . Psicologias: uma introdução ao estudo de psicologia. 14ª. Edição. São Paulo: Saraiva, 2008. Capítulo 2: “A Evolução da Psicologia”, p. 32-45.

RESPONDA AS QUESTÕES (individualmente ou em duplas)

1) Comente a frase: “o passado e o futuro estão sempre no presente, como base constitutiva e como projeto”.
Resposta: Para uma pessoa ou sociedade ser o que é hoje, depende de forma geral do que já vivenciou e também nas perspectivas que tem pela frente.As experiências do passado, assim como ter planos futuros, fazem parte essencial no cotidiano tanto individual,como nas sociedades.
2) Qual o conceito de alma para os gregos, segundo o texto?
Resposta:O primeiro termo grego pra alma foi psyche,para os gregos a alma era concebida como parte imaterial do ser humano, onde estavam inseridos, os pensamentos,sentimentos,irracionalidade,desejo,sensação e percepção.Para Aristóteles,seria o principio ativo da vida, onde tudo que cresce,se reproduz e se alimenta a tem.
3) Descreva brevemente as contribuições de Sócrates, Platão e Aristóteles segundo o texto.
Resposta:
Socrates, buscava saber a diferença entre animais e humanos e estudava muito sobre a razão,característica que que defendia ser essa diferença,som essa preocupação abre um caminho para teorias cobre consciência.
Platão - Procurou definir um lugar para razão no corpo humano e para ele ,esse lugar era a cabeça,onde se encontra a alma humana.E defendia que alma e corpo eram desassociados, isto é, se dividiam.
Aristóteles,apesar de ser discípulo de Platão,postulava que alma e corpo não podiam se separar e defendia a alma como principio ativo da vida, isto é, tudo tinha alma, de maneiras diferentes, mas a possuíam,com essa teoria definiu três tipos de alma; a vegetativa,a sensitiva e racional que diferenciava

Relacionados

  • Qualidade de vida no trabalho
    10455 palavras | 42 páginas
  • Licenciatura
    29145 palavras | 117 páginas