Expressoes regulares
EXPRESSÕES REGULARES
FRANCA
2013
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 3
1 EXPRESSÕES REGULARES 4 1.1 HISTÓRIA 4 1.2 CONCEITOS BÁSICOS 5 1.3 GREP 7 1.4 UTILIZANDO EXPRESSÕES REGULARES 7
2 REFERÊNCIAS 9
INTRODUÇÃO
Na teoria da computação expressões regulares são descritores de linguagens, ou seja, podemos identificar uma linguagem regular e escrevê-la usando expressões. De maneira similar, podemos usar operações regulares para construir expressões que descrevem linguagens, estas são chamadas expressões regulares.
1 EXPRESSÕES REGULARES
1.1 HISTÓRIA
O termo expressão regular vem da matemática e da teoria da ciência da computação. Ele reflete uma caracteristica das expressões matemáticas, chamada regularidade. Essa expressão pode ser implementada em programas usando um autômato finito determinístico (DFA). Um DFA é uma máquina de estados finitos que não usa retrocesso. As expressões regulares tem origem na década de 50, sendo definidas pelo matemático Stephen Cole Kleene no ano de 1956, seu trabalho foi a base para os primeiros algoritmos computacionais de busca e para algumas das mais antigas ferramentas de tratamento de texto em ambientes UNIX.
Atualmente as Expressões Regulares são aplicadas na busca e substituição de palavras em editores de texto, em linguagens de programação, validação de formatos de texto, filtragem de informação e etc.
1.2 CONCEITOS BÁSICOS
Uma expressão regular descreve um conjunto de cadeias de caracteres, de forma resumida, sem precisar listar todos os elementos do conjunto. Expressões regulares são escritas numa linguagem formal que pode ser interpretada por um processador de expressão regular.
As expressões regulares são tradicionalente usadas para selecionar e alterar textos. A correspondência de uma ER com um determinado texto pode resultar em sucesso ou fracasso, que, dependendo das circunstâncias, é o resultado que se quer comparar.
Uma expressão regular especifica um conjunto de