Expressionismo
Expressionismo iniciado no fim do século XIX por artistas plásticos da Alemanha, é o movimento artístico e literário que se caracteriza pela expressão de intensas emoções. As obras não têm preocupação com a beleza tradicional e exibem um enfoque pessimista da vida, marcado pela angústia, pela dor, pela inadequação do artista diante da realidade e muitas vezes pela necessidade de denunciar problemas sociais. Ou seja pelo sentimento daquele momento .
Expressionismo no Brasil
Em nosso país o movimento também foi importante. Observa-se,um desejo expresso e intenso de pesquisar nossa realidade social,espiritual e cultural. Podemos destacar, nas artes plásticas, os artistas expressionistas mais importantes:
Candido Portinari, que retratou em suas telas a migração do povo nordestino para as grandes cidades e a vida dos agricultores, operários e desfavorecidos.
Outros representantes do expressionismo brasileiro:
- Anita Malfatti - pode ser considerada a artista que introduziu as vanguardas européias em território brasileiro. Retratou em suas obras retratos nus, cenas populares cotidianas e paisagens. Usou cores fortes e violentas em suas obras.
- Lasar Segall - é considerado o primeiro artista a introduzir o expressionismo alemão em território sul-americano. Uma de suas obras mais conhecidas é "Emigrante Navio" de 1939.
- Osvaldo Goeldi (autor de diversas gravuras).
As peças teatrais de Nélson Rodrigues apresentam significativas características do expressionismo.
Nelson Rodrigues- dramaturgo que apresentava características