Express PCB
DE MINAS GERAIS – CAMPUS V
ENGENHARIA MECATRÔNICA
LABORATÓRIO DE CIRCUITOS ELÉTRICOS I – G1
Divinópolis, 04 de Março de 2013.
CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA
DE MINAS GERAIS – CAMPUS V
ENGENHARIA MECATRÔNICA
PRÁTICA VII
Software ExpressPcb
Introdução
Os circuitos impressos foram criados em substituição às antigas pontes de terminais onde se fixavam os componentes eletrônicos, em montagem conhecida no jargão de eletrônica como montagem "aranha", devido a aparência final que o circuito tomava, principalmente onde existiam válvulas eletrônicas e seus múltiplos pinos terminais do soquete de fixação.
O circuito impresso consiste de uma placa de fenolite, fibra de vidro, fibra de poliéster, filme de poliéster, filmes específicos à base de diversos polímeros, etc, que possuem a superfície coberta numa ou nas duas faces por fina película de cobre, prata, ou ligas à base de ouro, níquel entre outras, nas quais são desenhadas pistas condutoras que representam o circuito onde serão fixados os componentes eletrônicos.
E Software como o ExpressPcb são usados pra facilitar a projetar as placas de circuitos impresso determinado componentes usados e as trilhas condutoras necessárias.
Objetivo
Com o auxílio do software ExpressPcb, desenhar o layout de placas de circuito impresso para posteriormente projetá-las com qualidade, baseadas nos modelos feitos computacionalmente
MaterialUtilizado
Software ExpressPcb.
Metodologia Utilizada
Com o ExpressPcb.exe aberto no computador, a primeira coisa que devemos fazer é inserir os componentes e colocá-los em uma boa posição para fazermos as ligações na placa. Para isso vamos ao menu superior, no alto da tela, e clicamos em Component – Component Manager. Aparecerá a janela abaixo:
Escolhemos o componente Dip – 8pin e clicamos em Insert Component into PCB. A tela ficará assim: