expresoes da questão social
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 7 referências 8
1 INTRODUÇÃO No transcorrer desta descrição, busca-se revelar aspetos essenciais de um fenômeno que historicamente tem sido denominado de questão social, em sua relação com o industrialismo e a desigualdade social. Objetiva-se estabelecer os fundamentos econômico-sociais do seu surgimento e de sua explicitação a partir das leis internas do desenvolvimento capitalista em seu processo de acumulação e expansão, apresentando linhas de continuidade e mudanças em suas expressões na atualidade. Este texto é resultado da pesquisa sobre as raízes materiais e humanas da questão social no capitalismo e os conflitos de classe nele recorrentes. Onde nessa condição, o capitalismo precisa dar respostas às necessidades sociais, seja através de políticas sociais via Estado, seja através de alternativas via iniciativa privada.
Sendo, a questão social enquanto expressão das desigualdades da sociedade capitalista brasileira continua manifestando, porém nem sempre é enfrentada.
2 DESENVOLVIMENTO
O Serviço social surgiu no Brasil, na década de 30, quando registrava-se no País uma intensificação do processo de industrialização e um avanço significativo com direção ao desenvolvimento econômico, social, político e cultural onde, as relações sociais e as questões sociais característicos do sistema capitalista ficaram mais intensas. E quando se coloca em debate a chamada questão social, dois elementos surgem em evidência: o capital e o trabalho, pois a questão social é uma categoria que tem sua especificidade definida no âmbito do modo capitalista de produção.
Logo a questão social está intimamente vinculada ao intenso desenvolvimento das forças produtiva, com franca ampliação de mercado no século XIX. Na economia, alterou-se