Expozição de ideias de aristóteles

1474 palavras 6 páginas
Exposição de ideias

Aristóteles via seu próprio pensamento como o ponto culminante do processo desencadeado por Tales de Mileto.A tradição representa um elemento vital para a compreensão da filosofia aristotélica. Sua filosofia pretendia não apenas rever como também corrigir as falhas e imperfeições das filosofias anteriores. Trilhou novos caminhos para fundamentar suas críticas, revisões e novas proposições.

Aristóteles discorda de uma parte fundamental de sua filosofia. Platão concebia dois mundos existentes: aquele que é apreendido por nossos sentidos, o mundo concreto -, em constante mutação; e outro mundo - abstrato -, o das idéias, acessível somente pelo intelecto, imutável e independente do tempo e do espaço material. Aristóteles defende a existência de um único mundo: este em que vivemos. O que está além de nossa experiência sensível não pode ser nada para nós.

Para Aristóteles sua lógica erra um instrumento, uma introdução para as ciências e para o conhecimento, o raciocínio formalmente estruturado que supõe certas verdades colocadas previamente para que haja uma conclusão necessária. O silogismo parte do universal para o particular; a indução, ao contrário, parte do particular para o universal. Dessa forma, se forem verdadeiras as premissas, a conclusão, logicamente, também o será.

O pensamento aristotélica de Física parte do andamento, elucidando-o nas análises dos conceitos de crescimento, alteração e mudança. A teoria do ato e potência, com implicações metafísicas, é o fundamento do sistema. Ato e potência relacionam-se com o movimento enquanto que a matéria e forma com a ausência de movimento. Para Aristóteles, os objetos caíam para se localizarem corretamente de acordo com sua natureza: o éter, acima de tudo; logo abaixo, o fogo; depois a água e, por último, a terra. A Psicologia é a teoria da alma e baseia-se nos conceitos de alma (psykhé) e intelecto (noûs). A

Relacionados

  • Ead
    28571 palavras | 115 páginas