Exportação - por que exportar?
Diversificação do Mercado
A estratégia de destinar uma parcela de sua produção de calçados para o mercado interno e outra para o mercado externo faz com que a empresa amplie sua base/carteira de clientes, o que significa correr menos riscos. Pois, quanto maior o número de mercados atingidos, menos dependente ela será. A diversificação de mercado permite, ainda, que a sazonalidade do produto seja eliminada, isto é, uma empresa que produz calçados voltados para o clima frio poderá produzi-los o ano inteiro, porque terá diferentes mercados onde vendê-los, e não dependerá somente das estações nacionais.
Aumento da produtividade
Quando uma empresa começa a exportar, sua produção aumenta numérica e qualitativamente. Isso ocorre devido à redução da capacidade ociosa existente, que é obtida por meio da revisão dos processos produtivos.
Com o aumento da produção, naturalmente, aumenta também a capacidade de negociação para a compra de matéria-prima. Com isso, o custo da fabricação dos calçados tende a diminuir, tornando-os mais competitivos e aumentando a margem de lucro.
Melhora da qualidade do produto
Outra vantagem bastante perceptível é a melhoria da qualidade do calçado. Esta também tende a aumentar, pois a empresa tem que adaptá-lo às exigências do mercado ao qual se destina, o que a obriga a aperfeiçoá-lo.
Ao ingressarem no mercado internacional, as empresas adquirem tecnologia, pois os países desenvolvidos exigem dos seus fornecedores normas e procedimentos que, com o tempo, são internalizados e passam a ser rotineiros e, assim, todos os seus negócios posteriores com o exterior, ou com o mercado interno serão feitos obedecendo a esses critérios.
As empresas exportadoras passam a adotar programas de qualidade e a desenvolver testes em seus calçados, passando a implantar mecanismos que garantam sua qualidade, para evitar problemas com os importadores, e até uma possível devolução do produto.
Diminuição da carga tributária As empresas que