Exportação para os EUA
EXPORTAÇÃO PARA OS ESTADOS UNIDOS
Nome
Lajeado, Junho de 2013
Introdução
O seguinte trabalho tem como objetivo identificar as vantagens, desvantagens e possíveis riscos de se exportar para os Estados Unidos. Considerando principais produtos, setores de mercado, localização, pontos positivos, clima de negócios, leis do país, barreiras e entre outros aspectos que podem influenciar a exportação para este país.
Vantagens de Exportar para os Estados Unidos Com uma localização privilegiada na América do Norte, os Estados Unidos usufruem da vantagem da ligação direta com os Oceanos Atlântico e Pacífico.
O setor de serviços responde por cerca de 80% do PIB, sendo os mais importantes os segmentos ligados à tecnologia da informação (21%); bancos, seguros e imóveis (19%) e governo (13%).
O mercado dos Estados Unidos destaca-se em diversas áreas. É o maior produtor de grãos do mundo, possui grandes reservas de importantes metais e tem a 12ª reserva de petróleo do mundo. Além disso, possui o mais expressivo consumo do mundo e depende de outras nações para o abastecimento do seu mercado.
Ao exportar para os Estados Unidos, os empresários deverão ter em mente que o mercado norte-americano é altamente sofisticado, competitivo e muito exigente em relação tanto às práticas comerciais quanto à qualidade dos produtos. A dimensão e aparente complexidade desse mercado não devem desencorajar os empresários interessados. As dificuldades iniciais que se antepõem à penetração naquele mercado poderão ser superadas mediante esforço de adaptação aos requisitos de comercialização no país.
Abaixo cito quatro pontos positivos do país:
Clima econômico favorável
Acesso à tecnologia avançada
Políticas e regulamentação do governo, incluindo incentivos fiscais
(Atualmente quase 4.900 produtos se qualificam para o SGP e podem ser