Exportação Milho
FACULDADE DE SORRISO
O COMÉRCIO INTERNACIONAL DO MILHO
MARIANA SOUZA
Sorriso
2014
MARIANA SOUZA
O COMÉRCIO INTERNACIONAL DO MILHO
Trabalho apresentado à disciplina Mercado Externo e Agronegócio, ministrada pelo professor Frederico Bernardo da Silva para a obtenção de nota parcial no curso de tecnologia em Agronegócio. UNIC – Faculdade de Sorriso.
Sorriso 2014
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4
2 PRODUÇÃO DE MILHO NO BRASIL 5
3 PRINCIPAIS PAÍSES IMPORTADORES 7
4 EXPORTAÇÃO BRASILEIRA DE MILHO NOS ÚLTIMOS 10 ANOS 8
5 PRINCIPAIS COMPRADORES 9
6 CONSIDERAÇÕES FINAIS 11
7 REFERÊNCIAS 12
INTRODUÇÃO A presente pesquisa tem como objetivo, demonstrar nos últimos dez anos, o volume de milho importado e exportado pelo Brasil, que tem oscilado de forma expressiva, trazendo sérias dificuldades para produtores, consumidores e exportadores em realizar um bom planejamento, com previsibilidade sobre a tendência desse importante fator de regulação do mercado doméstico do grão, através de gráficos e informações. O milho é o cereal de maior produção no mundo, com aproximadamente 960 milhões de toneladas. Estados Unidos, China, Brasil e Argentina são os maiores produtores, representando 70% da produção mundial. Cultivado em diferentes sistemas produtivos, o milho é plantado principalmente nas regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul. O grão é transformado em óleo, farinha, amido, margarina, xarope de glicose e flocos para cereais matinais.
PRODUÇÃO DE MILHO NO BRASIL A produção de milho no Brasil, contribui com cerca de 80% da produção de grãos. Ele tem sua produção voltada para o abastecimento interno, embora recentemente a sua exportação venha sendo realizada em quantidades expressivas e contribuindo para sustentação dos preços