Exportação de maquinas e equipaments
Máquina é um conjunto de mecanismos combinados para receber uma forma definida de energia, transformá-la e restituí-la sob forma mais apropriada, ou para produzir determinado efeito. E equipamento é conjunto de materiais necessários para o desempenho de determinada função.
1.1 Por que exportar
As exportações de máquinas e equipamentos são de extrema importância, pois ajudam a promover, não só o próprio crescimento e desenvolvimento do setor e da economia nacional, mas torna também nossa pauta de exportações mais competitiva nos circuitos mundiais de comércio, tendo como reflexo um considerável auxílio no ajustamento de nossas contas externas.
Nesse contexto, as empresas brasileiras devem analisar a internacionalização de seus negócios como a estratégia capaz de proporcioná-las múltiplos ganhos de desenvolvimento.
Estas são razões estratégicas que incentivam a atividade exportadora em um modo geral, que gera fortalecimento e crescimento dos mais diversos setores, o Brasil tem grande potencial para crescer e se fortalecer como provedor internacionalmente reconhecido de máquinas e equipamentos, vez que esse tipo de produto é a base do provimento dos parques industriais, ou seja, necessidade primordial em qualquer país, já que a demanda está sempre em alta.
1.2 Pesquisa de mercado
A Pesquisa de Mercado é uma atividade analítica de apreensão e interpretação que tem como objetivo conhecer melhor as características e variáveis que especificam e determinam um mercado consumidor específico. Desse modo, pela Pesquisa de Mercado, é possível identificar os problemas e oportunidades dos países aos quais se pretende exportar, evitando, dessa forma, erros estratégicos e despesas desnecessárias.
As características e variáveis a serem levantadas, estudadas e analisadas em uma Pesquisa de Mercado são: dados de exportação e importação de seu produto; índices econômicos e financeiros do país; com quais países pode ter alguma vantagem