Exportação de Lagosta
UNIDADE ACADÊMICA DE SERRA TALHADA – UAST
7º PERÍODO – ENGENHARIA DE PESCA
ASPECTOS DA PESCA BRASILEIRA
PROJETO DE EXPORTAÇÃO DE LAGOSTA (Panulirus argus e P. laevicauda)
LUCAS CONCEIÇÃO VIEIRA
FEVEREIRO, 2014
SERRA TALHADA
INTRODUÇÃO
A LAMUNDI – Lagosta Mundial LTDA,está localizada na cidade de Recife-PE e enquadra-se na categoria de entreposto de pescado. Há 45 anos, adquiriu vasta experiência não apenas no tocante aos métodos de captura e processamento de lagosta, bem como na colocação do produto no mercado exterior, notadamente nos Estados Unidos. A empresa funciona como um empreendimento, antigo e bastante conhecido no setor industrial e comercial do Brasil. Foi criada com o propósito de agregar um valor ainda maior a um produto extremamente agradável e aceitável, a lagosta, difundindo-a em cada parte do globo e tornando-a um prato comum de diversas famílias pelo mundo afora.
DESCRIÇÃO DO PRODUTO
A lagosta, ao longo das últimas décadas, vem ocupando uma das principais colocações na pauta de exportação de produtos pesqueiros nacionais, chegando a US$ 70 milhões nos anos 80. Nos últimos 5 anos, apesar dos fracos índices de produção, continua sendo o principal produto pesqueiro brasileiro de exportação com a participação de US$ 41,7 milhões em 1998. Tais exportações são tradicionalmente feitos em forma de cauda congelada.A lagosta é um crustáceo bastante saudável, pois é rico em vitaminas, proteínas, minerais e nutrientesno geral. Considerado por muito tempo um alimento de luxo, hoje faz parte da dieta de várias pessoas que se interessam pelo prato.
A empresa LAMUNDI fornece cauda de lagosta congelada, podendo ser Panulirus argus ou Panulirus laevicauda a depender da especificação do cliente.
NOMENCLATURA COMUM DO MERCOSUL O produto da LAMUNDI possui como designação NMC (Nomenclatura Comum do Mercosul) o código “03061190”, segundo a tabela abaixo: 03 – PEIXES E