Exportar ou não?
Trabalho referente ao desafio que as Empresas de todo o mundo enfrenta diante da globalização. |
Situação Empresarial
Minha Empresa a JCM comercial Ltda, estava passando por um momento difícil financeiramente. As vendas não iam boas e o faturamento mau dava para as despesas estruturais.
Nosso produto é calçados em geral e juntamente com meus dois sócios resolvemos que a saída para o desenvolvimento e crescimento seria buscar espaço no comércio exterior.
1. Inicialmente, solicitamos nosso cadastramento no Registro de Exportadores e Importadores (REI) da Secretaria de Comércio Exterior (SECEX), do Ministério da Indústria, do Comércio e do Turismo (MICT). Para isso, encaminhamos, pessoalmente, cópia do cartão CGC ao seguinte endereço :
MICT/SECEX
Departamento de Operações de Comércio Exterior (DECEX)
Gerência de Sistemas (GESIS)
Praça Pio X, 54 - 8º andar - sala 801
CEP: 20091-040 - Centro - Rio de Janeiro/RJ
Tel.: (021) 216-0329 - Fax: (021) 253-5688
2. Contatamos a representação da Secretaria da Receita Federal, na jurisdição de nossa empresa, a fim de obter senha de acesso ao SISTEMA INTEGRADO DE COMÉRCIO EXTERIOR - SISCOMEX, para o registro das operações de exportação. Apresentamos os documentos legais de constituição e funcionamento da empresa (tais como : Contrato Social e alterações; procuração para representante legal; Cartão de CGC), e preenchemos formulário padrão fornecido pela Secretaria da Receita Federal.
3. A negociação com o importador, ocorreu paralelamente às providências mencionadas, envolvendo : troca de correspondência com remessa de amostras de produtos e/ou material promocional (catálogo, fotos, folders, etc.) remessa de fatura pro forma, onde estavam estabelecidas as condições da negociação.
A modalidade de pagamento, a condição de venda (Incoterm, ex: FOB, FAS, FCA), o prazo para entrega da mercadoria foram alguns dos itens definidos por nós,