Explosão pó
Fisica III
RESUMO
Muitos composos manipulados na industria, em determinadas condições, são passiveis de originar um processo de combustão. Estas condições podem fazer parte da operação normal do processo em questão; ou então surgirem como decorrência de situações anormais.
Fogo ou combustão é um processo químico, descrito também como reação de combustão, acompanhada pela evolução de calor e luz, na qual um composto reage com oxigênio ou outro agente oxidante, normalmente acompanhada de chama e ou incandescência e ou emissãi de fumaça.. Tanto a freqüência do “perigo de fogo” como a freqüência do “evento de fogo” propriamente dito podem ser estimadas através de técnicas de análise de perigo.
Explosão, de uma forma geral, pode ser definida como uma súbita e violenta liberação de energia. A violência da explosão depende da taxa na qual a energia é liberada. Esta energia pode ser energia de pressão, como no caso de ruptura de um vaso pressurizado; ou energia química, como no caso de uma combustão ráppida de uma nuvem inflamável.
A perda de concentração de materiais inflamáveis pode resultar numa série de fenômenos correlatos, tais como: fogo em poça, jato de fogo, explosões, bolas de fog. O tipo de fenômeno de combunstão exibido dependerá da forma física e das propriedades químicas do material.
SUMÁRIO 1. ESTUDO ANALISE DE PERIGOS 2. EXPLOSÃO DE PÓS 3. MISTURAS HIBRIDAS
4. OPERAÇÃO SEGURA
1. Estudo e analise de Perigos
Em função do processo fabril em questão, poderá existir, uma gama consideravel de perigos de fogo e explosão. Muitos vapores, pós suspensos, aerossóis e gases, certamente irão explodir sob certas condições de combustivel-oxidante-fonte de ignição; pós a granel podem se auto aquecerprocabdo combustão espontanea. Podem tambem decompor e liberar gás, o qual pode ser inflamavel, e em casos extremos os pós podem se decompor com velocidade suficiente para serem considerados