Explosivos e Acessórios de Detonação - Mineração
Acessórios de
Detonação
Explosivos
Substância, ou mistura de substâncias químicas, que tem a propriedade de, ao ser iniciado convenientemente, sofrer transformações químicas violentas e rápidas, transformando-se em gases, que resultam em liberação de grandes quantidades de energia em reduzido espaço de tempo.
Histórico
Pólvora
Nitroglicerina
Adição de diatomácea =
Dinamite
ANFO
Nitrato de
Amônio +
Óleo Diesel
Lamas
Explosivas
Classificação dos Explosivos
▪ Primários ou Iniciadores:
Explosivos que oferecem uma maior facilidade de decomposição quando excitados por agentes externos. Utilizados como iniciadores de cargas maiores de explosivos secundários. Ex: Espoletas, estopim, cordel detonante, etc.
Classificação dos Explosivos
▪ Secundários ou de Ruptura:
São os explosivos propriamente ditos. Tão potentes quanto os explosivos primários, porém por serem mais estáveis necessitam de uma maior quantidade de energia para iniciar o processo de detonação, o que é conseguido por um explosivo primário. A detonação dá origem à formação de uma onda de choque que percorre o maciço rochoso, causando fissuras na rocha. A onda de choque, aliada à pressão dos gases formados pela explosão, quebra a rocha empurrando-a em direção à face livre. Classificação dos Explosivos
▪ Baixos Explosivos:
A reação de detonação consiste numa queima rápida sem a produção de onda de choque de grande intensidade. Pólvora negra é usada para corte de rocha destinada à produção de paralelepípedos, placas de revestimento, blocos de mármore .
Classificação dos Explosivos
▪ Composição:
- Simples
- Mistos
- Compostos
Classificação dos Explosivos
▪ Consistência:
- Plásticos e semi-plásticos
- Sólidos
- Líquidos
Propriedades dos Explosivos
▪ Força
▪ Velocidade
▪ Resistência à água
▪ Segurança ao manuseio
▪ Densidade
▪ Sensibilidade
▪ Volume de gases
▪ Gases tóxicos
Tipos de Explosivos
▪ Pólvora:
As pólvoras foram muito utilizadas até a descoberta da nitroglicerina.