Explorqção e Extração de Petroleo
889 palavras
4 páginas
A Petrobras descobriu uma nova acumulação depetróleo na jazida marítima conhecida como Carioca.A nova evidência de reservas de petróleo nesta concessão em águas muito profundas do oceano Atlântico foi constatada por meio da perfuração do poço 3-SPS-101 em uma área na qual é realizado o Plano de Avaliação da Descoberta de Carioca, informou a petrolífera em comunicadoO achado foi realizado na região do pré-sal da bacia marinha de Santos e em uma área a 303 quilômetros do litoral do estado de São Paulo, na qual a profundidade do Atlântico chega a 2.158 metros.
O novo poço com resultados bem-sucedidos foi perfurado a 34 quilômetros do poço pioneiro.
"Esta nova descoberta foi comprovada com amostragens de petróleo de cerca de 20 graus API, por teste a cabo, em reservatórios carbonáticos do pré-sal, a partir de 4.850 metros de profundidade", afirma o comunicado.
A Petrobras perfurou com sucesso cinco poços neste bloco, denominado BM-S-9 e no qual é operadora com um 45% de participação, enquanto a BG possui 30% e a Repsol Sinopec os 25% restantes.
Exploração e extração do petróleo 1ºProspecção: é a localização de bacias sedimentares por meio de análise detalhada do solo e do subsolo.
O geólogo que determina a probabilidade de haver rochas-reservatório com petróleo aprisionado pode fazê-lo de diversas maneiras, como por meio de imagens de satélites. Ele também utiliza alguns equipamentos; veja alguns deles: Gravímetro: detecta sutis variações na gravidade que indicam o fluxo subterrâneo do petróleo; Magnetômetros: mede minúsculas mudanças no campo magnético, também causadas pelo fluxo do petróleo; Sniffers (farejadores): narizes eletrônicos que detectam a presença de hidrocarbonetos (constituintes do petróleo); Sismólogos: esses aparelhos criam ondas de choque que passam pelas rochas e depois são refletidas para a superfície. Essas ondas podem ser criadas por canhões de ar comprimido, que disparam pulsos de ar na água e, por meio de hidrofones,