Exploração e Produção de Petróleo
TECNOLOGIA EM PETRÓLEO E GÁS
PROJETO DE EXPLORAÇÃO E PRODUÇÃO
DE UM CAMPO DE PETRÓLEO
Bacia: Campos Offshore
Setor: SC-AR4
Bloco: C-M-591
Empresa: Maersk Oil
Nome do campo: Creeper
Autor: Leandro Felipe Cardozo Mathias Borel
VITÓRIA
2012/1
LEANDRO FELIPE CARDOZO MATHIAS BOREL
PROJETO DE EXPLORAÇÃO E PRODUÇÃO
DE UM CAMPO DE PETRÓLEO
Pesquisa e desenvolvimento apresentados ao
Profº Meº Luiz Otávio Castro da disciplina
Exploração e Produção de Petróleo.
VITÓRIA
2012/1
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
Com menos de 50 anos de atividade empresarialmente organizada, a exploração de petróleo no Brasil encontra-se em fase de mudança com a aprovação, em 1997, da nova legislação do setor de petróleo. O período pré-Petrobras (1858 a 1953) e a exclusividade da Petrobras (1954 a 1997) que resultou no expressivo volume de reservas de petróleo no país, da ordem de 17 bilhões de barris de óleo equivalente no final de 1997. Projetos de produção já iniciados elevarão a produção a mais de 1,5 milhão de barris de óleo por dia no início do novo século. O gás natural crescerá rapidamente sua participação na matriz energética a partir de 1999. O Brasil está entre os países mais beneficiados com reservas de hidrocarbonetos, que segundo projeções da Agência Internacional de Energia, deve permanecer como das fontes de energia mais importantes nas duas próximas décadas.
Com 29 bacias sedimentares com possíveis hidrocarbonetos para serem pesquisados, torna o Brasil um país atrativo para investimentos estrangeiros.
Com a instalação da Agência Nacional de Petróleo (ANP) inicia-se uma nova fase, sendo esta responsável pela atração de novos investimentos na busca de novas reservas nas bacias sedimentares brasileiras, cujo potencial é ainda significativo.
Este trabalho corresponde a uma simulação do procedimento de exploração de um campo de petróleo localizado na bacia de Campos, setor SC-AR4