Exploração Magnética
PETROQUÍMICA
CRISTIANO LUÍS
EDILSON PANTALEÃO
EMERSON SILVA
IRVING DE OLIVEIRA DOS SANTOS
AEROFOTOMETRIA E EXPLORAÇÃO MAGNÉTICA
Ipojuca,
2014
AEROFOTOMETRIA E EXPLORAÇÃO MAGNÉTICA
Ipojuca
2014
Introdução A primeira etapa de um programa exploratório é a realização de um estudo geológico com o propósito de reconstituir as condições de formação e acumulação de hidrocarbonetos em uma determinada região. Parra esse fim, o geólogo elabora mapas de geologia de superfície com o apoio da aerofotometria e da exploração magnética. Infere a geologia de superfície a partir dos mapas de superfície e dados de poços, como também analisa as informações de caráter paleontológico e geoquímico.
AEROFOTOMETRIA
A palavra fotogrametria é formada da junção de três palavras de origem grega (photon – graphos – metron), tendo o seguinte significado:
• Luz.
• Descrição;
• Medida
A aerofotometria é fundamentalmente utilizada para construção de mapas base ou topográficos e consiste em fotografar o terreno utilizando-se um avião devidamente equipado, voando com altitude, direção e velocidade constantes.
Além de fotos aéreas obtidas nos levantamentos aerofotogramétricos, utilizam-se imagens de radar e imagens de satélite, cujas cores são processadas para ressaltar características específicas das rochas expostas na superfície. Ela pode ser definida como sendo a ciência ou a arte de se obter medidas dignas de confiança, através de fotografias aéreas (aerofotos).
A cobertura fotográfica feita por um avião ou helicóptero na fotogrametria de uma região deve ser realizada de modo que a área de superposição longitudinal, ou entre fotos consecutivas, não seja inferior a 50%, assegurando a visão tridimensional da área. Comumente, estabelece-se 60% de superposição longitudinal e 25% de