Exploração Florestal
Entende-se por Exploração Florestal o conjunto de trabalhos executados para a colheita da madeira, compreendendo o corte ou a derrubada, a extração, o desgalhamento, o descascamento, o carregamento e o conseqüente transporte.Pela necessidade de um número significativo de pessoas na operação e pelo alto custo, que chega a 70% dos custos da madeira no pátio das empresas, a exploração e o transporte florestal tornam-se grandes beneficiados no processo da evolução tecnológica. Este avanço tecnológico ocorreu na década de 90, com a abertura das importações em 1993. Como o Brasil representa o 60 maior mercado produtor de madeira do mundo, os revendedores de equipamentos investiram significativamente no País. Consiste no emprego de um conjunto de técnicas administrativas e operacionais necessárias para o corte, a extração e o transporte de madeira, visando seu aproveitamento industrial, bem como a transformação da árvore ou parte dela em produtos aproveitáveis pelo mercado consumidor.
Este é um assunto de vital importância quando se pretende fazer uma manutenção preventiva dos sítios de produção florestal. Os danos, tanto materiais quanto pessoais, podem ser evitados desde que seja feito o controle das atividades de colheita, de conscientização e de treinamento de operadores.
Sendo um empreendimento geralmente de grande porte, que envolve grande número de pessoas e equipamentos, um projeto de exploração florestal deve ser realizado de maneira criteriosa para atender o anseio da empresa em questão e principalmente para manter os custos mais baixos. O trabalho de Exploração Florestal, por