exploraçao natural
APOSTILA EXPLORAÇÃO DE RECURSOS
NATURAIS.
PROF. HAMLTON G. ARAGÃO
ENGENHEIRO AMBIENTAL, ENGENHEIRO DE SEGURANÇA DO TRABALHO, GEOGRAFO E PÓS
GRADUADO EM GESTÃO AMBIENTAL.
Professor: Hamilton G. Aragão
2
Engenheiro Ambiental.
Classificação dos Recursos Naturais
Recursos naturais são elementos da natureza com utilidade para o Homem, como objetivo do desenvolvimento da civilização, sobrevivência e conforto da sociedade em geral. Podem ser renováveis, como a energia do Sol e do vento.Já a água, o solo e as árvores que estão sendo considerados limitados, são chamados de potencialmente renováveis. E ainda não renováveis como o petróleo e minérios em geral.
Os Recursos Naturais podem ser:
Renováveis: Elementos naturais que usados da forma correta podem se renovar. Exemplos: animais, vegetação, água.
Não renováveis: São aqueles que de maneira alguma não se renovam, ou demoram muito tempo para se produzir. Exemplos: petróleo, ferro, ouro.
Inesgotáveis: Recursos que não se acabam como o Sol e o vento.
O Consumismo e os Recursos Naturais
Hoje o mundo já sofre com as mazelas, as moléstias do consumismo, das compras impensadas e não sustentável. Isso vem exaurindo os recursos naturais, em especial as matérias-primas e a energia. Estamos caminhando para um colapso ambiental e prova disso são as mudanças climáticas que vem ocorrendo no Planeta Terra.
A organização não governamental Instituto Akatu pelo Consumo Consciente vem apresentando estudos que mostram a necessidade de se repensar o ato de consumir. Segundo o próprio Instituto Akatu o Planeta Terra não conseguirá suprir toda a demanda que cada vez é maior por matéria-prima e energia da sociedade de consumo.
As Consequências do Consumismo nos Recursos Naturais
Efetivamente o nosso planeta tem sofrido, nos últimos anos, contínuas agressões que desencadearam um processo de deterioração do meioambiente e redução dos recursos naturais.