Exploradores de caverna
IDENTIFICAÇÃO DA OBRA
Autor: Lon L. Fuller
Título: O caso dos exploradores de caverna
Assunto: Comentário relacionado com a disciplina Sociologia
Disciplinas: Sociologia e Língua Portuguesa
Professores: Drª. Olga Suely Soares de Souza e James Figueredo da Silva
Local: Acervo pessoal
Referência:
FULLER, Lon L. O caso dos exploradores de caverna. Porto Alegre: Fabris, 1976.
CONTEÚDO DA FICHA
“A tarefa revelou-se extremamente difícil. Foi necessário suplementar as forças de resgate originais mediante repetidos acréscimos de homens e máquinas, que tinham de ser transportados à remota e isolada região, o que demandava elevados gastos. Um enorme campo temporário de trabalhadores, engenheiros, geólogos e outros técnicos, foi instalado.” (p.6)
Nesse trecho, podemos notar um dos temas discutidos na Sociologia, que é o trabalho em conjunto. Percebe-se também a “relação social” que se cria em prol do resgate dos exploradores. O trabalho que se estabelece, entre homens e máquinas, também tem forte relação com a Sociologia, pois esse aspecto foi visível durante a Revolução Industrial, quando as máquinas se tornaram cada vez mais presentes nas fábricas, muitas vezes auxiliando no trabalho manual ou, até mesmo, o substituindo.
“Concluo, portanto, que no momento em que Roger Whetmore foi morto pelos réus, eles se encontravam não em um “estado de sociedade civil” mas em um “estado natural”, como se diria na singular linguagem dos autores do século XIX. A conseqüência disto é que a lei que lhes é aplicável não é nossa, tal como foi sancionada e estabelecida, mas aquela apropriada a sua condição. Não hesito em dizer que segundo este principio eles não são culpados de qualquer crime.
O que estes homens fizeram realizou-se em cumprimento de um contrato aceito por todos e proposto em primeiro lugar pela própria vitima. Desde o momento em que se evidenciou que a situação extraordinariamente