Exploradores da caverna
DEPARTAMENTO DE DIREITO
CURSO DE DIREITO
RESENHA DO LIVRO: PENAS PERDIDAS
ARACAJU/SE
SETEMBRO/2012
ALEX FABIANO SANTOS SOUZA RODRIGUES
ALINE ARAÚJO SILVEIRA MODESTO
CARLA MAYARA SANTOS DE REZENDE
CLAÚDIA MENDES
FRANCIELLE DOS SANTOS SOUZA
GÉRSICA RIUS DA SILVA
LARISSA NOÊMIA MELO GUIMARÕES GONÇALVES
MARIA CONSUELO DOS SANTOS
MARIA CRISTIANE DE JESUS SANTOS SILVA
NILTON JOSÉ DANTAS DOSSANTOS
RESENHA DO LIVRO: PENAS PERDIDAS
Trabalho apresentado, como forma avaliativa da disciplina Teoria Geral do Crime, da Faculdade Sergipana – FASER, sob a orientação do professor Abelardo.
ARACAJU/SE
SETEMBRO/2012
APRESENTAÇÃO
Procuramos apresentar através da resenha a obra, ´´Penas Perdidas”, tendo como autor Husman e co-autora Jaqueline Bernart de Celis, onde buscamos entender os motivos que originaram o pensamento abolicionista do autor, enfatizando as suas principias ideias no que se refere ao sistema penal.
INTRODUÇÃO
O livro Penas Perdidas, tendo como autor Louk Hulsman e co-autora Jacqueline Bernat de Celis trata sobre a perspectiva abolicionista, informando ao leitor uma nova concepção de crime, pena e da estrutura do sistema penal.
A primeira parte do livro “Conversa com um abolicionista do Sistema Penal”, ,é direcionada a um diálogo entre o autor Louk Hulsman e Jacqueline Bernet de Celis, onde a mesma por meio de um questionamento, objetiva entender os motivos que levaram o autor a desenvolver as suas idéias abolicionistas acerca do sistema penal. Diante disso, são relatados acontecimentos e situações, assim como as experiências anteriores vivenciadas pelo autor.
Na segunda parte da obra, “A perspectiva abolicionista” ,o autor discorre sobre diversos temas, desenvolvendo o seu pensamento crítico de forma coerente, onde é apresentada a opinião no que se refere ao sistema penal, criando no leitor uma visão mais desmistificada e abrangente, fazendo-o refletir sobre os outros caminhos e