Explora O De Marte
O planeta Marte encontra-se situado a uma distância média do Sol de 1.52 UA.
O seu período orbital é cerca de 687dias e o seu período de rotação de 24h, 37m e 22,6s. O seu diâmetro é de 6798km, enquanto a sua massa é 0.107 vezes à da
Terra. É consideravelmente parecido com a Terra e apresenta um aspecto avermelhado, que ocasionou a atribuição do nome de “Planeta Vermelho”.
Mas será que há vida em Marte?
Nos finais do século XIX deu-se início à observação intensiva do planeta, o que originou a execução de um mapa e a atribuição de nomes aos acidentes da sua superfície.
As primeiras descobertas fizeram admitir, na verdade, a esperança de que o planeta fosse habitado, contudo, as investigações posteriores e, sobretudo, o envio de sondas à sua superfície desvaneceram esta possibilidade, mas agora novas observações fizeram renascer a esperança. A informação que dispomos foi essencialmente obtida pela sonda Mariner X (1971), que tomou milhares de imagens da superfície marciana. As sondas Viking I e II, que pousaram no planeta em 1976, procederam à análise de amostras de terreno, a sua composição era diferente de qualquer mineral conhecido, pelo que o solo de Marte é provavelmente uma mistura compilada de minerais. No entanto, constatou-se a presença de alguns elementos já por nós conhecidos.
A paisagem está semeada de rochas de formas completamente variadas. A atmosfera, débil e irrespirável, é composta principalmente por dióxido de carbono, além de vestígios de azoto, árgon, monóxido de carbono, oxigénio e água, tendo uma densidade 100 vezes menor do que a terrestre. A pressão à superfície é baixíssima, o que impossibilita a existência de água. O seu clima caracteriza-se por frequentes nuvens e por episódicas tempestades de pó, embora o regime de ventos seja suave. Os seus pólos estão cobertos por calotes formadas por uma mistura de dióxido de carbono gelado e água gelada. Os acidentes da superfície marciana são crateras, vales e imensos vulcões,