Explicações sobre a definição de Astrobiologia
ENSAIO 1 - DEFINIÇÕES DE ASTROBIOLOGIA
Explicações sobre a definição de Astrobiologia
Bruna Mayato Rodrigues ¹
¹ Observatório do Valongo (UFRJ)
1. INTRODUÇÃO
Questões sobre a origem das coisas sempre fascinaram a humanidade desde os tempos mais remotos. Compreender quem somos e de onde viemos são algumas das curiosidades mais fundamentais do ser humano e que inspirou filósofos e pesquisadores de todas as épocas na busca para encontrar respostas para tais questionamentos.
O conhecimento científico, construído como forma de compreender o mundo natural, tem se mostrado eficaz na obtenção dessas respostas e uma das áreas científicas que mais se aproxima de encontrar essas respostas é a Astrobiologia, por ser uma ciência inter e multidisciplinar que se preocupa em compreender essencialmente como surge, se desenvolve e se distribui o fenômeno da vida no universo.
Por se tratar de uma ciência que interage com vários outros campos de conhecimento, a Astrobiologia tem obtido grandes avanços. Entretanto, uma de suas questões mais centrais, que é a definição do conceito de vida, da qual está toda a base para a busca, ainda se encontra sem solução.
Sabermos definir essencialmente o que caracteriza um ser vivo e
sabermos diferenciá-lo de um ser não-vivo é a chave que necessitamos para explorar outros mundos potencialmente habitáveis.
É exatamente para contribuir na solução dessa questão que se faz necessária a união entre os conhecimentos de vários campos, principalmente da Astronomia, da Biologia, da
Química, da Física e da Geologia.
E é por este motivo que, neste presente trabalho, especialmente, será proposto encontrar uma definição geral do propósito da pesquisa em Astrobiologia, tanto no caráter conceitual quanto no caráter teórico-experimental levando em conta toda a junção do conhecimento científico acumulado até o momento.
2. DISCUSSÃO
2.1. Etimologia
Desde
o
seu
surgimento,
a