Explicando a Biologia
Uma busca constante no esporte de alto rendimento é a melhora no desempenho. Várias estratégias têm sido utilizadas com esse propósito, como programas de treinamentos cada vez mais controlados e recursos ergogênicos. Além disso, em determinadas modalidades esportivas, tecnologias, modernas são empregadas no desenvolvimento de calçados roupas e equipamentos esportivos.
O recente avanço da biologia molecular, que tem como marco o completo sequenciamento do genoma humano em 2001, aliado aos seus promissores resultados na prevenção, na detecção e no tratamento de uma série de doenças, tem aberto a possibilidade de sua utilização no meio esportivo, buscando uma melhora no rendimento.
DNA COMO REGULADOR DO FUNCIONAMENTO DO ORGANISMO
O primeiro deles é o chamado dogma central da biologia molecular, segundo o qual o código da vida está contido no DNA e por meio dele é transmitido às diferentes gerações. Inicialmente ocorre a transcrição, processo no qual o código do DNA é transmitido ao RNA mensageiro. A seguir, pelo fenômeno conhecido como tradução, as moléculas de RNA mensageiro são lidas, fornecendo a informação da ordem na qual os aminoácidos serão integrados para formar as proteínas no citoplasma das células, tendo os ribossomos como organelas fundamentais nesse processo. Finalmente, por meio da fosforilação, nitrosilacão e glicosilação, ocorrem ajustes finos nas proteínas que, além de fazerem parte da estrutura do organismo, participam de uma série de processos cruciais ao ser vivo, como: degradação de substratos metabólicos, geração de energia, síntese proteica, recepção do sinal de hormônios e de neurotransmissores, transporte de substâncias por meio de canais na membrana das células, geração de tensão nas células musculares e regulação da duplicação e da morte celular programada.
No DNA, toda informação é armazenada em apenas quatro nucleotídeos. São eles: citosina, guanina, adenina e timina. Cada sequência desses nucleotídeos capaz de, após os