EXPLANAÇÃO SOBRE INSUCESSO ESCOLAR
ESCOLAR1
André Luiz Rauber2
RESUMO
Devido a crescente onda de insucesso escolar, abordaremos neste trabalho este tema de extrema importância e que ao mesmo tempo possui várias incógnitas.
Quem não conhece ou já ouviu falar daqueles alunos que reprovam ou já reprovaram várias vezes? E são titulados de “o mau aluno”, aqueles que não têm interesse em fazer nada, é revoltado, violento, mal educado, “tarado”, entre muitos outros adjetivos a eles atribuídos. E esses alunos encontramos em qualquer escola, não ficam apenas em escolas de subúrbio, onde são mais visíveis esses alunos.
Faremos algumas explanações e possíveis explicações para esse fenômeno como também daremos algumas dicas que poderão ajudar a prevenir esse insucesso.
1 INTRODUÇÃO
Quando o aluno chega à escola ele já vê muitos colegas e professores como inimigos, será que é a partir daí que começa o “mau aluno”? Ou quando ele levanta pela manhã e primeira coisa que ele ouve é “levanta seu vagabundo, vê se vai na aula hoje”?
Ainda quando ele chega em casa e os pais nem se quer pedem “como foi a aula?”, e sim
“ligeiro que o almoço já está frio de ficar te esperando”, não começaria aí? A noite quando os pais estão em casa, o filho vai pedir ajuda em alguma atividade da escola, ai ouve, “agora quero assistir”, “você não vai na aula? Então você deve saber fazer”, será que não nasce aí o mau aluno? Ou quando será que surge esse “mau aluno”?
Hoje é difícil analisar o desempenho de nossos alunos, pois, como diz um antigo ditado africano “é preciso toda uma aldeia para educar uma criança”, devemos
1
2
Artigo elaborado a partir de discussões em sala de aula e leituras em outras fontes sobre a educação.
Acadêmico da 4ª fase do curso de Licenciatura em Sociologia, da Universidade do Oeste de Santa
Catarina – UNOESC – Campos de São Miguel do Oeste. 19 de Novembro de 2013.
considerar que o aluno faz parte de uma comunidade, eles não se atêm ao ambiente