EXPERIÊNCIAS SILVICULTURAIS NA AMAZÔNIA BRASILEIRA
PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO
COLEGIADO DE ENGENHARIA FLORESTAL
EXPERIÊNCIAS SILVICULTURAIS NA AMAZÔNIA
BRASILEIRA
DAVID ABRAÃO DE SOUZA GOMES
MACAPÁ-AP
OUT/2014
DAVID ABRAÃO DE SOUZA GOMES
Atividade apresentada ao colegiado de
Engenharia
Florestal da Universidade do
Estado
do
Amapá,
para obtenção de nota parcial na disciplina de Silvicultura Tropical, ministrada pelo
Profefessor
Fernando na Turma EFL11.1.
MACAPÁ-AP
OUT/2014
INTRODUÇÃO
As experiências silviculturais conduzidas na Amazônia brasileira têm gerado uma quantidade apreciável de conhecimento sobre as espécies florestais arbóreas e tecnologias a serem utilizadas em manejo da regeneração natural, reflorestamento e recuperação de áreas alteradas pelo uso agrícola e pecuário. Apesar disso, são poucas as iniciativas de condução dessas atividades em escala operacional. As principais causas desse desinteresse incluem a falta de informação sistematizada sobre a silvicultura das espécies arbóreas florestais e a disseminação inadequada dessas técnicas aos produtores interessados em práticas de bom manejo.
Pesquisas silviculturais realizadas na Amazônia demonstram o potencial de condução da regeneração natural em florestas exploradas e secundárias e o potencial das espécies amazônicas em plantações sob diferentes condições, seja em várzea ou em terrafirme. Entretanto, a prática silvicultural em florestas naturais tem recebido muito pouca atenção da maioria dos usuários das florestas. Isto ocorre apesar dos consideráveis esforços de pesquisa e experimentação — os quais geraram uma base apreciável de conhecimentos sobre espécies florestais arbóreas e tecnologias silviculturais — e das obrigações legais para empreender atividades silviculturais pós-colheita em florestas manejadas.
Diante desse desinteresse e dos resultados positivos dessas experiências, o Cifor, juntamente com a Embrapa, realizou um estudo para identificar, avaliar e