Experiências alternativas
Objetivo: Com este experimento procura-se desenvolver comparações entre densidades de soluções que contenham solutos diferentes. E também o cálculo de densidade de sólido.
Material utilizado:
Água (aproximadamente 400 ml)
Sal (33 g)
Açúcar (37 g)
Óleo de cozinha (aproximadamente 80 ml)
1 pinça (aço-inoxidável)
1 Densímetro
4 Provetas
1 Bastão de vidro
2 copos de Béquer
1 balança
Experimento:
1. Meça na balança, 33 g de sal, 37 g de açúcar, 100 g de água e a pinça.
2. Faça em um copo de béquer, uma solução saturada de água com sal (33 g/100 g). Em outro copo, faça uma solução saturada de água com açúcar (37 g/100 g).
3. Encha uma proveta com água pura, outras duas com as soluções preparadas anteriormente e uma quarta proveta com óleo. As provetas deverão ser enchidas usando o bastão de vidro e até aproximadamente 80 ml.
4. Mergulhe o densímetro em cada uma das provetas e anote os resultados.
5. Pegue uma outra proveta e encha com um certo volume de água. Anote este volume.
6. Mergulhe a pinça nesta última proveta e anote o novo volume.
7. Para calcular a densidade, divida a massa da pinça (anteriormente pesada) pela diferença do volume (passo 6) e volume (passo 5).
Entendendo o experimento: O cálculo de densidade é feito a partir da divisão massa por volume. Mergulhando o densímetro nas substâncias (água pura, água com sal, água com açúcar e óleo) obtemos a densidade sem precisar calcular. E será sempre a mesma densidade independente do volume, já que esta é uma propriedade específica da solução. No caso do sólido (pinça) não é possível medir com densímetro, por isso, é preciso calcular manualmente.
Conclusão do Experimento:
A densidade da água esteve em aproximadamente 1,1 g/cm³. As soluções saturadas de sal e açúcar apresentaram densidade superior que a da água. E a densidade do óleo inferior à da água. Estas medidas foram aproximadas devido terem ultrapassado os limites (mínimo e máximo) do densímetro.