experiência pratica
Material
•
•
•
•
•
•
clipes um tabuleiro de esferovite tesoura taça com água detergente da louça palito A tensão superficial
Já alguma vez observaste alfaiates a andar sobre a água? Não, alfaiates não são os homens que fazem fatos mas pequenos insectos. Por que é que eles não afundam?
Coloca com cuidado um clipe em cima da água: ele não afunda.
Mas, se o empurrares, ele afunda imediatamente e não volta à superfície. O que se passa? São as partículas de água da superfície que se agarram umas às outras formando uma espécie de pele que segura os alfaiates e o clipe. Podemos destruir esta pele se juntarmos detergente à água. Experimenta deitar um pouco de detergente numa vasilha com clipes a flutuar. O que acontece?
Podes usar esta propriedade do sabão para fazeres um pequeno barco que se move.
Corta no tabuleiro de esferovite um pequeno barco com a forma do desenho. Põe-o a flutar numa vasilha grande com água (onde ainda não tenhas posto sabão). Mergulha a ponta de um palito no detergente e coloca essa ponta na água precisamente atrás do barco. O que sucede?
O sabão destruiu a pele da água atrás do barco e a água que fica à frente do barco puxa-o! O mesmo sucede aos clipes. Mas rapidamente o detergente espalha-se por toda a água. O barco pára e os clipes afundam. Se quiseres voltar a repetir a experiências terás de deitar fora a água, passar a taça bem por água limpa para sair todo o detergente e só depois voltar a enchê-la. Não te esqueças de também lavar e limpar o barquinho! Podes ver como é perigosa a poluição com detergente da água dos lagos. Se a água estiver poluída, os alfaiates não conseguem andar sobre a água!
Constança Providencia
2000-12-30