EXPERIÊNCIA Nº 10 DETERMINAÇÃO DE CLORETO DE SÓDIO EM ÁGUAS MARÍTIMAS POR GRAVIMETRIA
Fizemos um experimento a fim de determinar qual a concentração de cloreto de sódio (NaCl) em uma determinada quantidade de águas marítimas. Para o experimento, misturamos 5 mL de água do mar com 40 mL de nitrato de prata (AgNO3) em um béquer, onde adquirimos uma mistura branca e com precipitado sólido. Lavamos e secamos a mistura em um cadinho seco e tarado, sobrando somente um pó branco denso. Pesamos o cadinho novamente, adquirindo um novo peso. Com esses dados, mais a massa dos reagentes, calculamos o peso do cloreto em NaCl, chegando à concentração desse reagente na água marítima.
Palavras-chave: cloreto de sódio, nitrato de pratra, gravimetria, estequiometria.
Sumário
1. Introdução......................................................................................
2. Objetivo..........................................................................................3. Materiais e Métodos.......................................................................3.1. Materiais...............................................................................3.2. Métodos................................................................................4. Resultados e Discussão.................................................................5. Conclusões....................................................................................Referências........................................................................................1 INTRODUÇÃO
2 OBJETIVO
Verificar qual substância permanece no cadinho, após lavagem e secagem, em uma mistura de NaCl(aq) + AgNO3(aq).
Determinar a massa de NaCl em uma amostra de águas marítimas por gravimetria.
3 MATERIAIS E MÉTODOS
3.1 Materiais
Béquer de 100mL, proveta de 50mL, pipeta volumétrica de 5 mL, bastão de vidro, cadinho de Gooch de placa porosa nº 3, balança analítica, amostra, solução de nitrato de prata (AgNO3) 0,1 mol/L, etanol e água destilada.
3.2 Métodos
Pesamos o cadinho