Experiência de hawthorne
Coordenada por Elton Mayo (médico especializado em psicopatologia) e realizada em 1927 pelo Conselho Nacional de Pesquisas do Estados Unidos, em uma fábrica da Western Eletric Company (fábrica de equipamentos e componentes telefônicos), localizada no bairro de Hawthorne, Chicago, Condado de Cook, Illinois, a experiência de Hawthorne foi iniciada.
1. Objetivo
Por iniciativa própria, a empresa, Western Eletric Company, contratou uma equipe de Harvard para conduzir experimentos relacionando produtividade e condições físicas de trabalho. A Western Eletric Company era conhecida por valorizar o bem estar de seus funcionários, oferecendo aos mesmos um bom salário e um bom ambiente de trabalho. O Objetivo de tal experimento não era aumentar a produtividade, mas sim conhecer melhor seus empregados.
2. Fases do Experimento
3.1 Primeira Fase – Os Estudos da Iluminação
A primeira fase buscava analisar o efeito da iluminação sobre o rendimento dos operários . Dois grupos, que executavam exatamente a mesma tarefa em condições idênticas, foram eleitos. Um grupo trabalhou sobre intensidade variada de iluminação e outro sobre intensidade constante, ambos os grupos registraram um aumento de produtividade, mas não foi possível constatar qualquer influência da iluminação sobre a produtividade dos operários. A iluminação, então, foi diminuída na sala do primeiro grupo e mais uma vez houve aumento de produtividade. A partir daí constatou-se que a eficiência dos operários foi afetada pelo fator psicológico e não pelas condições do ambiente físico. “A conclusão é que o aumento da produtividade não estava relacionada com a intensidade da luz, mas sim com a atenção que estava sendo dada as pessoas.”.
3.2 Segunda Fase – Sala de Montagem de Relés
Criou-se um grupo de observação, onde 5 operários montavam os relés enquanto um fornecia as peças para abastecer o trabalho, e um outro grupo de controle. O equipamento de trabalho