Experiência 8 - Interações Intermoleculares e Efeitos de Rede Cristalina Solubilidade e Ponto de Fusão
SÃO CAETANO DO SUL
28/05/2012
Introdução
Forças intermoleculares
Além da ação das ligações covalentes, que permitem a união de átomos para a formação de moléculas, existem as chamadas forças intermoleculares que, como o nome sugere, atuam entre as moléculas.
As forças intermoleculares são de natureza eletrostática e, em geral, de magnitude muito inferior àquelas das ligações químicas (quadro abaixo). São elas as responsáveis pela existência dos estados liquido e sólido das substâncias moleculares e, portanto, responsáveis pelas diferentes temperaturas de fusão e ebulição conforme sua magnitude. Também são responsáveis pela viscosidade e tensão superficial dos líquidos.
As forças intermoleculares têm uma grande dependência das diferenças de eletronegatividade (polaridades) dentro das estruturas moleculares e, portanto , da própria geometria molecular.
A solubilidade, capacidade de um sólido se dissolver em um determinado solvente, ou de dois ou mais solventes se misturarem (miscibilidade), é uma das propriedades físicas das substâncias que é grandemente influenciada pelas forças intermoleculares. Assim, o fato do açúcar se dissolver com facilidade em água se devem à formação de inúmeras ligações de hidrogênio entre a molécula da sacarose e a molécula de água. De forma semelhante, ocorre interação entre NaCl e água, interação íon-dipolo, que permite a solubilidade deste sal em água.
Já por outro lado, o fato de duas substâncias não se misturarem, ou não se solubilizarem, indica diferentes magnitudes de interação entre elas como, por exemplo, um sistema água (polar) e óleo (apolar).
Ponto de fusão (P.F.)
Os sólidos iônico são aglomerados de íons, muitas vezes formando arranjos bem organizados que chamamos de retículo cristalino ou rede cristalina. Tais retículos assumem várias formas. Os sólidos moleculares são