EXPERIÊNCIA 1: SEGURANÇA NO LABORATÓRIO. MEDIDAS DE VOLUME, TEMPERATURA E DENSIDADE.
EXPERIÊNCIA 1: SEGURANÇA NO LABORATÓRIO. MEDIDAS DE VOLUME, TEMPERATURA E DENSIDADE.
ITAJUBÁ – MG
RESUMO O experimento consistiu em medir a temperatura da água destilada e do álcool etílico, posteriormente medir suas respectivas massas. A fim de se obter a densidade experimental a ser comparada com a densidade tabelada, em relação à temperatura que as amostras se encontravam, tanto para o álcool etílico, quanto para a água destilada.
2 INTRODUÇÃO
Esse relatório tem por objetivo expor o experimento realizado na primeira aula laboratorial de química, onde foram realizados experimentos de medição de massa, densidade e volume.
Medir é obter um valor numérico associado a uma unidade de medida previamente estabelecida, ou seja, a necessidade de medir vem da necessidade de comparar, precisamos assim, de unidades de medidas universais e pré-estabelecidas.
Densidade significa a qualidade daquilo que é denso, compacto. No sentido figurado, a densidade exprime o grau de profundidade ou intensidade de determinado aspecto, por exemplo, a densidade de uma conversa ou a densidade do poema.
A densidade determina a quantidade de algo existente em um espaço delimitado, que pode ser uma superfície, um comprimento ou uma unidade de volume. Pode ter diferentes tipos de acordo com a área ou disciplina.
A fórmula da densidade é dada pela relação massa (m) e volume (v), logo:
D=m/v
O material para medir volumes de líquidos pode ser graduado ou volumétrico. O material volumétrico só pode medir o volume correspondente à sua capacidade, enquanto o material graduado tem na escala que permite medir uma ampla gama de volumes. Para selecionar o material de medição de volume mais adequado é necessário atender a aspetos como, por exemplo, a capacidade, a facilidade de utilização e a precisão da medida pretendida. O volume que se pretende medir deve ser próximo da